sábado, 3 de agosto de 2013

A caminhada e seus benefícios



A caminhada para mim é um dos exercícios mais fáceis de serem praticados no nosso dia a dia. Você não precisa de academia, nem horários fixos , pode ser pela manha , tarde ou noite , e não tem restrição de idade !
Você pode praticar em casa se tiver esteira, no parque, calçada, praia etc ... e também poderá montar um grupo e saírem juntos que ficará bem mais divertida a caminhada , ou simplesmente poderá ir sozinho (a) com uns fones de ouvido , escutando uma musica animada !
Não existem desculpas para não se praticar uma atividade física saudável , mesmo se você estiver acima do peso poderá caminhar sem problemas .

Benefícios

Melhora a circulação: caminhar durante aproximadamente 40 minutos é capaz de reduzir a pressão arterial durante 24 horas após o término do exercício.

Deixa o pulmão mais eficiente: caminhando diariamente o organismo faz com que uma quantidade maior de impurezas saia do pulmão, deixando-o mais livre de catarros e poeiras.

Combate a osteoporose: a compressão dos ossos da perna, e a movimentação de todo o esqueleto durante uma caminhada faz com que haja uma maior quantidade estímulos elétricos em nossos ossos. Esse estímulo facilita a absorção de cálcio, deixando os ossos mais resistentes e menos propensos a sofrerem com a osteoporose.

Afasta a depressão: caminhar em áreas verdes, como parques e jardins, pode melhorar significativamente a saúde mental, trazendo benefícios para o humor e a autoestima.

Deixa o cérebro mais saudável: os estímulos que recebemos quando caminhamos , aumentão a nossa coordenação e fazem com que nosso cérebro seja capaz de responder a cada vez mais estímulos, sejam eles visuais, táteis, sonoros e olfativos.

Diminui a sonolência: a caminhada durante o dia faz com que o nosso corpo tenha um pico na produção de substâncias estimulantes, como a adrenalina. Essa substância deixa o corpo mais disposto durante as horas subsequentes ao exercício. Somado a isso, a caminhada melhora a qualidade do sono de noite.

Mantém o peso em equilíbrio e emagrece: esse é o benefício mais famoso da caminhada. Emagrecer , e mesmo horas depois do exercício, a pessoa continua a emagrecer devido a aceleração do metabolismo causada pelo aumento na circulação, respiração e atividade muscular.

Controla a vontade de comer:  uma caminhada de 15 minutos em uma esteira , ou 30 ao ar livre ,proporciona uma redução significativa da vontade de comer doces.

Protege contra derrames e infartos: Por ajudar a controlar a pressão sanguínea, caminhar é um fator de proteção contra derrames e infarto, e  também regula os níveis de colesterol no corpo.

Combate diabetes: A insulina, substância que é responsável pela absorção de glicose pelas células do corpo, é produzida em maior quantidade durante a prática da caminhada,o treinamento aeróbico intenso produzido pela caminhada é capaz de reverter a resistência à insulina, um fator importante para o desenvolvimento de diabetes.

Agora que já descobrimos juntas os benéficos que a caminhada nos trás , vamos organizar nossa agenda e começar a caminhar felizes da vida , rumo a uma vida livre do sedentarismo !
Vamos lá Sereias conto com vocês estamos juntas nessa !
Antes de iniciar, tome alguns cuidados! Não se esqueça de realizar um aquecimento antes de começar o exercício. Evite caminhar em horários de sol forte ou em dia de frio intenso. Prefira locais planos, arborizados ou em parques que tenham uma pista específica para essa prática.
Antes de sair para andar, coma alimentos leves, que sejam fonte de carboidratos e evite comidas gordurosas que podem “pesar” no estômago. Se tiver algum problema cardíaco, procure um médico para uma avaliação física para que a caminhada não traga problemas para a sua saúde. Depois disso, você já estará pronto para começar. Boa caminhada !



6 comentários:

  1. O bom de caminhar é que não paga nada né?estou te seguindo,aguardo sua visita bjs
    http://www.simonebastos2007.com/

    ResponderExcluir
  2. AMEI DE PAIXÃO... Estou em um Projeto de emagrecimento com reeducação alimentar e caminhadas com o meu cachorrinho... Só quando está MUITO frio ou chovendo faço esteira em casa e levanto pesos...
    Linda, estou seguindo, obrigada por comentar no meu blog... Sempre que atualizar, avise-me que eu venho ver!
    Comentário fixo do meu face:

    Meninas. Vocês sabem que agora é assim: eu retribuo todos os comentários, curtidas, seguidores e inscrições no youtube. Basta você deixar um recadinho para mim. Sempre que eu AMAR DE PAIXÃO o seu post eu compartilho em todas as minhas redes sociais.
    Ah, sempre que entro em um blog eu coloco no meu twitter...
    Participe e a recíproca será verdadeira!
    www.rosachiclets.com.br
    E EU ESTOU DIVULGANDO O SEU POST, POIS AMEI SEU BLOG DE PAIXÃO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ha que lindaaaa , muitissimo obrigada minha flor :)
      pode deixar que estarei sempre presente no seu Blog também :)

      Bjinhos Bjokas

      Excluir